TVBrejoPB

ECONOMIA

CUITEGI

FOTOS

EMPREGOS

STF decide que servidores com dois cargos podem ter salário maior que teto

Servidores que tenham dois cargos públicos podem acumular, também, os salários, mesmo que a soma fique acima do teto remuneratório estabelecido pela Constituição Federal, equivalente ao salário dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) – hoje a R$ 33.763. A decisão foi dada pelo STF na tarde desta quinta-feira (27/4), por 10 votos a um. O único ministro contrário foi Edson Fachin.
  
A soma dos valores recebidos pode ser superior ao teto desde que cada salário, separadamente, seja inferior. A regra vale para todos os funcionários públicos autorizados a ter dois empregos no serviço público, como professores e profissionais da saúde. Em geral, a Constituição proíbe a acumulação.

O relator da matéria, ministro Marco Aurélio Mello, considerou inconstitucional vedar o recebimento de dois salários que, juntos, ultrapassem o teto, alegando que seria o mesmo que “o Estado dar com uma das mãos e retirar com a outra”. Os outros nove ministros que votaram com ele argumentaram que proibir os servidores de acumular os salários violaria vários princípios constitucionais, já que a Constituição garante a irredutibilidade de vencimentos.

Voto contra 

Edson Fachin considerou que o teto remuneratório é aplicável ao conjunto das remunerações recebidas de forma cumulativa. O ministro contra-argumentou os colegas dizendo que “a garantia da irredutibilidade só se aplicaria se o padrão remuneratório nominal tiver sido, então, obtido de acordo com o direito e compreendido dentro do limite máximo fixado pela Constituição”. Ou seja, os valores acima do teto deveriam ser ajustados sem que o servidor possa alegar direito adquirido.

3
0 Comentários

Postar um comentário