TVBrejoPB

ECONOMIA

CUITEGI

FOTOS

EMPREGOS



 Polícia Civil da Paraíba, através do núcleo de homicídios da 5ª Delegacia Seccional em Santa Rita, prendeu nesta terça-feira (25), Joedson Oliveira da Silva, 20 anos, no momento em que ele tentava embarcar para o Rio de Janeiro na rodoviária de Guarabira, no Brejo paraibano.
Joedson é acusado de ter assassinado em maio deste ano o professor de Educação Física Sieegbert Isídio de Farias, de 31 anos. Segundo o delegado Joames Eugênio, da Delegacia de Santa Rita, ele teve a prisão temporária decretada e deve permanecer preso pelos próximos 30 dias. “Joedson está sendo investigado e os indícios levam a crer que ele foi o autor do assassinato do professor. O crime teria sido encomendado porque Sieegbert possivelmente estaria tendo um caso extraconjungal. Até o momento não sabemos ainda quem foi o autor intelectual, mas as investigações continuam e, por isso, foi pedida a prisão temporária de Joedson”, infor


mou.
A polícia chegou até o Joedson depois de perceber, ao longo das investigações, que ele deixou de frequentar a academia em que Sieegbert dava aulas no fim de semana subsequente ao crime. “Além de não ir mais à academia, Joedson viajou para o Rio de Janeiro e permaneceu por dois meses morando naquela cidade. No fim de semana passado, ele retornou à Paraíba com o propósito de levar a família para o Rio”, declarou o delegado.

Por intermédio de Camila, distribuição de leite da Conab acontece na quinta-feira‏

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e a Prefeitura de Guarabira entregam nesta quinta-feira (27), 30 toneladas de leite em pó à população do município, em cumprimento a parceria firmada atendendo a uma solicitação da deputada estadual Camila Toscano (PSDB). Os produtos irão beneficiar mais de seis mil famílias carentes da cidade, garantindo a segurança alimentar e nutricional da população.

“Gostaríamos de agradecer à Conab e ao superintendente da entidade na Paraíba, Gustavo Guimarães, pela parceria firmada e pela agilidade com que foi entregue o alimento. Muitas famílias sofrem com a seca, com a escassez de alimento e também com a falta de uma política efetiva de geração de emprego e renda”, reforçou a deputada.

A carreta que transportava o leite ao município de Guarabira foi carregada na última segunda-feira (17) no Rio Grande do Sul e chegou à Paraíba nesta segunda-feira pela manhã, quando já foi encaminhada diretamente para a cidade do Brejo paraibano. A contrapartida da Prefeitura local foi o pagamento do frete para deslocamento do produto e a organização de toda a logística para a distribuição.

A deputada Camila Toscano revelou que outras solicitações foram feitas à Conab com objetivo de atender os paraibanos que mais precisam e que têm o direito a se alimentar devidamente. Ela destacou que manterá o contato com a superintendência da Companhia para que mais alimentos cheguem às localidades que mais necessitam.

“Agora a Prefeitura de Guarabira fica responsável em armazenar e realizar a distribuição do alimento com as famílias mais carentes da cidade. Nossa preocupação é que as pessoas tenham acesso ao alimento e por isso, fomos buscar essa parceria com a Conab aqui na Paraíba”, revelou Camila. 


Assessoria 

Senado aprova em primeiro turno cota mínima para mulheres no Legislativo

A participação feminina na política ganhou um reforço. O Plenário do Senado aprovou em primeiro turno, nesta terça-feira (25), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 98/2015, que reserva um percentual mínimo de cadeiras nas representações legislativas em todos os níveis federativos. Assim, a medida atinge Câmara dos Deputados, assembleias legislativas, câmara legislativa do Distrito Federal e câmaras municipais. A proposta foi aprovada em primeiro turno com 65 votos favoráveis e 7 contrários.

A PEC assegura a cada gênero percentual mínimo de representação nas três próximas legislaturas: 10% das cadeiras na primeira legislatura, 12% na segunda legislatura; e 16% na terceira. Caso o percentual mínimo não seja atingido por um determinado gênero, as vagas necessárias serão preenchidas pelos candidatos desse gênero com a maior votação nominal individual entre os partidos que atingiram o quociente eleitoral.  A proposta altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias e faz parte das sugestões da Comissão da Reforma Política.

Elogios

Vários senadores louvaram a iniciativa que, segundo eles, irá diminuir a desigualdade de gênero na política. A senadora Marta Suplicy (PMDB-SP) ressaltou que as mulheres enfrentam mais dificuldades para optarem por uma carreira política e disse ter esperança que a proposta incentive a candidatura feminina.

A senadora lembrou que o Brasil tem uma das taxas mais baixas do mundo de presença de mulheres no Congresso Nacional. Segundo ela, de um total de 190 países, o Brasil ocupa a 116º posição no ranking de representação feminina no Legislativo.

A procuradora da Mulher no Senado, Vanessa Grazittion (PCdoB-AM), lamentou a posição do Brasil no ranking e classificou como “constrangedor” o fato de as mulheres terem que negociar uma cota no Legislativo. Para ela, o ideal seria que os partidos já tivessem consciência de montar suas listas com alternância de gênero e que as mulheres já tivessem alcançado a paridade com os homens. A senadora disse ter esperança de uma mudança cultural no país e de ver o dia que não será necessária de cota para que a mulher chegue ao Parlamento e ocupe um lugar "que é seu de direito".

O relator da comissão temporária da reforma política, senador Romero Jucá (PMDB-RR), lembrou, em seu relatório, que na esfera política há nítida desigualdade entre homens e mulheres em relação à ocupação de cargos públicos. Jucá argumentou que as mulheres são maioria na população e maioria no eleitorado, mas enfrentam dificuldades para conquistar cargos eletivos. Na Câmara dos Deputados, dos 513 cargos em disputa em 2014, apenas 51 foram ocupados por mulheres. No Senado, de um total de 81 vagas, somente 13 parlamentares são do sexo feminino. A PEC, porém, não modifica os critérios para eleição no Senado, já que este não faz uso do sistema proporcional.

Jucá destacou ainda que a ação afirmativa tem prazo definido. Na visão do senador, uma vez garantido o percentual de 16%, as barreiras socioculturais enfrentadas pelas mulheres serão reduzidas a tal ponto que, a partir da quarta legislatura subsequente à promulgação da PEC, não será mais necessário prever na legislação um nível mínimo de representação.

Voto contrário

O senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) se posicionou contra a proposta afirmando que ela “fere o princípio da soberania do voto” já que o voto dado a uma mulher terá um peso maior do que o dado a um homem. Para ele, o princípio da soberania popular deve ser respeitado e é o povo que deve definir, em última instância, sobre a composição das assembleias que os representam.

- O que se pretende com essa emenda é dizer que a composição das assembleias não depende mais exclusivamente do povo, mas é pré-determinada pelo Congresso no exercício do poder constituinte derivado – protestou.

O senador Aloysio Nunes ainda acrescentou que a proposta abre um precedente gravíssimo para que sejam solicitados outros tipos de cotas.

 Agência Senado

Prefeita Alcione Beltrão escuta o Grupo e escolhe Davi Cassimiro

Em Reunião nesta terça-feira (25),  foi decidido o nome do cabeça de Chapa apoiado pelo bloco da situação,  por unanimidade, foi o escolhido o nome do Ex-Presidente da Câmara de Alagoinha, Davi Cassimiro (PMDB).  A prefeita Alcione abriu a reunião e pediu a opinião de todos os presentes, que indicaram Davi Cassimiro.

Na Reunião estiveram presentes:  a Prefeita Alcione Beltrão, o Advogado Dr. Vitor Beltrão, o vereador Luciano de Biu de Teu, vereador Zé Ronaldo, vereadora Maria de Jesus e a vereadora Socorro de Davi. Além  da ex-vereadora Marinalva Moura, o chefe de Gabinete Joabson Alves, o ex-vereador Rafael,  e os suplentes Antonio Gordo, Naldo da Pastoral, Vicente Isidrio, Severo, Geraldo Marcolino, Paula de Thiago, Til Bira.

A prefeita Alcione Beltrão disse que o nome do Vice também será escolhido pela opinião do grupo aliado.

3
0 Comentários

Postar um comentário