TVBrejoPB

ECONOMIA

CUITEGI

FOTOS

EMPREGOS

Homem surta e quebra imagens de igreja em São Gonçalo do Amarante (RN)

Um homem invadiu a capela de Santo Expedito, localizada no bairro Jardim Petrópolis, em São Gonçalo do Amarante (região metropolitana de Natal), e quebrou imagens e objetos do altar central da igreja católica, nesta segunda-feira (30). Ele foi detido, mas está internado no Hospital João Machado, em Natal, com quadro de surto psicótico e não tem previsão de alta.

Segundo a polícia, Cristiano Antonio de Oliveira estava com uma barra de ferro quebrando o que encontrava dentro da igreja. Ele destruiu a imagem do padroeiro da capela, o Santo Expedito.
Oliveira derrubou cadeiras e as mantas que estavam enfeitando os altares da capela, ainda arrumados da missa de Domingo de Ramos, realizada no último domingo (29). Outros objetos, como castiçais de cristal, também foram quebrados.
"Ele arrombou a porta central da igreja com muita força, empenou uma barra de ferro, destruiu seis ferrolhos antes de quebrar todos os objetos do altar central junto com a imagem de Santo Expedito", contou o coordenador da capela de Santo Expedito, Ivanilson Gabi.
Durante o quebra-quebra, Oliveira ainda fotografou os objetos destruídos e tirou uma foto dele dentro da igreja. O material foi apreendido pela polícia. Em depoimento prestado na delegacia de São Gonçalo do Amarante, onde a ocorrência foi registrada, Oliveira disse que recebeu uma "mensagem divina" e que a Igreja Católica pregava "errado em usar imagens de santos".
"Ele estava alterado, dizendo que havia recebido uma missão de abrir os olhos das pessoas para não cultuar imagem e quebrou o que conseguiu na igreja. Só não quebrou mais coisas porque foi contido por um policial que mora próximo. O vandalismo dele será associado à intolerância religiosa", disse um investigador da delegacia de São Gonçalo do Amarante.
Oliveira não tem advogado constituído e deve ser representado por um defensor público. Em depoimento, negou que tenha praticado intolerância religiosa. "Ele disse que atendeu a um chamado e não tem culpa do que fez", disse o policial.
O coordenador da capela Santo Expedito disse que o rapaz já frequentou a igreja, mas soube por moradores que ele havia se convertido ao protestantismo recentemente. A família dele foi procurada pela reportagem, mas não quis se manifestar sobre o assunto.
O ataque à igreja causou comoção aos fiéis. Na noite desta segunda-feira, houve uma missa, que ficou lotada. "Não estamos para criticar quem tem outras crenças, mas queremos que nos respeitem como cristãos católicos e nós temos uma única fé, que é em Deus, nosso salvador", disse o coordenador da capela.


Decisão da Aneel  reajuste dpoderá amenizara conta de luz na Paraíba

Ao aprovar nesta terça-feira (31) um valor para as cotas mensais da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), com o objetivo de amortizar as operações de crédito para a energia adquirida no mercado regulado, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) criou condições para amenizar o reajuste tarifário de sete distribuidoras de energia elétrica localizadas na Paraíba, em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Com a decisão, a diretoria da Aneel autoriza que o valor total da CDE destinado à amortização das contratações de energia regulada (R$37,4 bilhões) seja dividido em “cotas mensais de acordo com o mercado cativo de cada concessionária”. A partir dessa decisão, a agência determinou à área técnica que submeta à diretoria da agência a retificação dos reajustes tarifários de 2015 das empresas Energisa Borborema, da Paraíba; Ampla; CPFL Jaguari; CPFL Mococa; CPFL Santa Cruz; Companhia Paulista de Energia Elétrica e Companhia Sul Paulista de Energia.
No dia 10 de março, quando o reajuste foi aprovado, o diretor da Aneel, Romeu Rufino, disse que a Ampla seria “caso único”, diferenciado, por não ter participado do processo de revisão extraordinária. “Com isso, foi um dos processos que tiveram os menores reajustes no ano passado.”
A energia contratada no mercado regulado – Conta no Ambiente de Contratação Regulada – tem por finalidade cobrir gastos das distribuidoras entre fevereiro e dezembro de 2014 com a exposição involuntária no mercado de curto prazo e com o despacho de usinas térmicas acionadas para compensar as baixas nos reservatórios das usinas hidrelétricas.
Timothy Eli Thompson nasceu no Alabama, Estados Unidos no dia 4 de março com um condição muito rara: ele não tem nariz. Depois de passar três semanas internado, ele está indo para casa.

Eli tem uma condição extremamente rara conhecida como arrinia congênita completa, disse sua mãe, Brandi McGlathery, acrescentando que existem apenas cerca de 37 casos em todo mundo como o dele. A chance de nascer com arrinia congênita é uma em 197 milhões, disse ela.

Nenhum exame feito durante a gravidez indicou algum problema, mas o bebê nasceu sem nariz e também não tem cavidades nasais. Isso quer dizer que ainda não há a certeza de que uma cirurgia plástica poderá dar a ele um nariz funcional. Mas o procedimento poderá ser feito para fins estéticos.

Brandi McGlathery compartilha todos os altos e baixos do bebê na página do Facebook. "Estamos finalmente em casa e nos preparando para o primeiro banho de verdade, depois, é hora do carinho", ela escreveu na última atualização da página.

Fonte: Folha.com
Emanuela era casada com Kel , motorista da Prefeitura de Alagoinha


Publicação nacional destaca trabalho de pesquisa da Emepa com gado Sindi na Paraíba

As pesquisas de avaliação da produção de leite estão centradas na Estação Experimental de Alagoinha.

A Revista da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), a maior no gênero em todo o País e apreciada por criadores de gado zebuíno e seus mestiços, publicou na edição de janeiro/fevereiro deste ano reportagem especial sobre as pesquisas de melhoramento genético da raça Sindi desenvolvidas pela Emepa, empresa integrante da Gestão Unificada Emater/Emepa/Interpa, vinculada à Secretaria de Estado da Agropecuária e da Pesca.

Na matéria principal, a repórter Larissa Vieira afirma que a Paraíba “é um importante celeiro de Sindi”, onde há 35 anos “lapida a genética da raça”.  A partir de 1996 as pesquisas de avaliação da produção de leite estão centradas na Estação Experimental de Alagoinha.

O presidente da GU, Nivaldo Magalhães considerou importante o destaque ao trabalho dos pesquisadores paraibanos, como reconhecimento da credibilidade da empresa perante os centros de pesquisas.

O diretor Técnico da Emepa, Manuel Duré, destacou alguns pontos abordados na Revista da ABCZ, como as pesquisas sobre o potencial leiteiro dos animais Sindi que, mesmo com as altas temperaturas do Semiárido, apresentam grande produção de leite e bom desempenho em cruzamentos com outras raças leiteiras.

A revista traz também um artigo de Ricardo de Miranda Henriques Leite, da Emepa, responsável pela Estação Experimental de João Pessoa, em Umbuzeiro. O trabalho científico, assinado conjuntamente com o pesquisador da Embrapa Gado de Leite, João Cláudio do Carmo Panetto, aborda a estrutura populacional da raça Sindi no Brasil e a implantação do teste de progênie para leite.


Paraibanos ficam em 1º lugar em duas categorias do Rali do Velho Chico

O piloto Arnaldo Uchoa Filho, de Alagoa Grande, ficou na quinta colocação da categoria Motos-Over 45.

Deu Paraíba no pódio da quarta edição do Rali do Velho Chico. E em duas categorias, os paraibanos levaram ouro: UTVs-Production Aberta e Carros-Pró Brasil. A competição aconteceu nesse fim de semana, em um trecho de cerca de 500 quilômetros, entre Maceió e Traipu, em Alagoas.
Na categoria UTVs-Production Aberta. Heronaldo de Andrade e Andrews Gustavo Vidal fizeram os demais pilotos comerem poeira.

- Foi uma prova dura, extremamente técnica. A experiência contou bastante, pois quem não pensasse rápido poderia cometer graves erros que poderiam tirar a chance de pódio ou até mesmo de cruzar a linha de chegada - declarou Andrade.

Já a categoria Carros-Pró Brasil também rendeu um primeiro lugar para a Paraíba. A dupla formada pelos pilotos Alberto Carlos Bezerra e Luciano Bezerra levaram a melhor e foram seguidos de perto por outra dupla de conterrâneos. Ricardo Maia Aguiar e Arthur Vitorino Di Pace garantiram a dobradinha paraibana como a dupla vice-campeã da categoria Carros-Pró Brasil. 

Entre as motos, também teve fera da Paraíba no pódio. O piloto Arnaldo Uchoa Filho, de Alagoa Grande, ficou na quinta colocação da categoria Motos-Over 45. O resultado do paraibano poderia ter sido melhor não fosse o acidente que sofreu no primeiro dia de disputas.
Foi uma prova dura, extremamente técnica."
Heronaldo de Andrade, piloto


Anvisa aprova novo medicamento oral para hepatite C Este é terceiro medicamento para o tratamento da doença registrado pela Anvisa em 2015

O Diário Oficial da União publicou nesta segunda-feira (30) o registro do Sovaldi (sofosbuvir). Este é terceiro medicamento para o tratamento da hepatite C registrado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em 2015.

Com o registro, a substância passa a integrar a lista de medicamentos inovadores — também composta pelo Daklinza (daclatasvir) e Olysio (simeprevir) — que tiveram processos de análise de registros priorizados pela Anivsa a pedido do Ministério da Saúde em setembro de 2014.

A priorização de análise torna mais ágil o processo de registro dos medicamentos pela Anvisa. Apesar da maior agilidade no processo, todas as etapas para o registro de um medicamento no País são mantidas como: análise da tecnologia farmacêutica, de eficácia e de segurança

O medicamento Sovaldi foi aprovado pela Anvisa na forma farmacêutica comprimido e concentração de 400 mg. A administração deve ser feita por via oral em adultos, uma vez por dia, sempre de acordo com a recomendação médica.

Tempo de aprovação

O tempo de análise transcorrido após a priorização dos pedidos de registros dos medicamentos Daklinza (daclatasvir) foi em torno de quatro meses, do Olysio (simeprevir)  foi de cinco meses. Já o prazo para o registro do Sovaldi (sofosbuvir) levou cerca de seis meses.

Também está sob a avaliação prioritária da Anvisa uma associação medicamentosa de cinco fármacos (dasabovir + ombitasvir + ritonavir + veruprevir + sofosbuvir) para o tratamento da hepatite C. O processo está, no momento, aguardando cumprimento de exigências por parte da empresa.

3
0 Comentários

Postar um comentário